Transmoreno

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Com uma estrutura de tomadas de decisão e planejamento estratégico alinhada às melhores práticas de mercado, a Transmoreno considera a governança corporativa como um meio de atendimento à legislação aplicável e aos seus valores, buscando transparência e integridade nos seus negócios.

A Transmoreno é uma empresa que pertence ao Grupo JSL e foi adquirida no ano de 2020.

O Grupo JSL possui uma área especializada nos temas de Controles Internos, Riscos e Conformidade (CRC). Esta área reporta os seus resultados ao Comitê de Auditoria da JSL (Estatutário), além de manter o apoio consultivo do Comitê de Ética e Conformidade.

O Programa de Conformidade da Transmoreno está em linha com as exigências do Decreto 11.129/2022 e com as melhores práticas de mercado, e visa garantir os mecanismos e procedimentos adequados à estrutura da Companhia.

O Programa se aplica a todas as empresas da controladora e tem o objetivo de prevenir, detectar e remediar a ocorrência de desvios, fraudes, irregularidade e atos ilícitos, principalmente no ambiente público, bem como fortalecer os princípios éticos e padrões de transparência.

Nosso Código de Conduta

O Código de Conduta da Transmoreno se aplica a todos que mantém qualquer vínculo e relação com a empresa. Ele é composto por um conjunto de orientações que retratam nossos valores e que devem nortear a atuação dos envolvidos. Os temas tratados incluem, entre outros: (i) cumprimento de leis e regulamentos; (ii) direitos humanos; (iii) relações de trabalho; (iv) conduta do colaborador; (v) combate à corrupção; (vi) conflito de interesses; (vii) doações e patrocínios; (viii) presentes, brindes, entretenimento e hospitalidade; (ix) relações com o ambiente externo; (x) descumprimento e medidas disciplinares; e (xi) canais de comunicação.

Ao receber o código, no momento da contratação, o colaborador se compromete formalmente com as obrigações previstas, assinando o Termo de Compromisso e Responsabilidade. Ainda ao final do Código, é possível encontrar o Questionário de Conflito de Interesses, que deve ser atualizado pelo colaborador sempre que necessário.

Atualize o Questionário de Conflito de Interesses 

Termo de Compromisso e Responsabilidade

Importante: após assinar os documentos mencionados acima, lembre-se de enviá-los por e-mail para o setor de conformidade em [email protected]. Agradecemos pela sua colaboração.

Embora todas as diretrizes sejam importantes para a Transmoreno, algumas são “Inegociáveis”. Conheça

Para que os esforços com a conformidade sejam atingidos de forma eficaz e genuína, a Companhia exige que os Terceiros (fornecedor, prestador de serviços, consultores, parceiros) compartilhem dos mesmos princípios que norteiam seus negócios.

Aqui, na Transmoreno, estabelecemos um compromisso com um comportamento ético, transparente, íntegro e que respeite a legislação. Esse é um documento para você, que é nosso terceiro. Nele você encontrará:

  • Um conjunto de regras de conduta, princípios e valores que compartilhamos por aqui;
  • Orientações para estabelecermos entre nós uma relação saudável, transparente e sustentável;
  • Os canais adequados para que possa entrar em contato com a gente.

Código de conduta de terceirosTermo de responsabilidade

Você terceiro deve divulgar para seus funcionários, administradores e quaisquer subcontratado, e para a sua própria cadeia de fornecimento as regras deste Código, assegurando a sua disseminação e o seu cumprimento integral.

Importante: após assinar o “Termo de responsabilidade” mencionado acima, lembre-se de enviá-lo por e-mail para o setor de conformidade em [email protected]. Agradecemos pela sua colaboração.

O Programa de Conformidade possui políticas que definem diretrizes adequadas aos riscos identificados:

Quer conhecer mais as nossas práticas, envie um e-mail para: [email protected]

A Transmoreno faz a gestão de seus riscos de forma adequada ao seu negócio, observando os critérios definidos por política específica, validada pelo Conselho de Administração. A Política de Gerenciamento de Riscos descreve as etapas do processo de gestão para (i) identificação dos eventos de risco, (ii) instrumentos utilizados para o gerenciamento dos riscos, (iii) estrutura organizacional de gerenciamento dos riscos e (iv) as responsabilidades de cada um dos envolvidos, estabelecendo limites para as responsabilidades conforme os níveis de risco identificados.

Seguida a metodologia de identificação dos riscos o processo de controles internos é desenvolvido para subsidiar decisões com maior nível de segurança, confiabilidade, eficiência e eficácia, pautadas nos objetivos definidos pela Companhia, bem como seu apetite ao risco. São operacionalizados por meio de um conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados.

Leia aqui a Política de Gerenciamento de Riscos 

Em respeito à sua privacidade e à segurança de suas informações, atualizamos a nossa Política de Privacidade, visando conferir ainda mais clareza e transparência sobre como a Transmoreno realiza o tratamento de dados pessoais.

Esta Política de Privacidade atende aos requisitos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD e reflete o posicionamento da TRANSMORENO de estar em conformidade.

Para fazer solicitações de exercício de direitos ou sanar eventuais dúvidas, fique à vontade para contatar diretamente nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais clicando aqui.

Leia aqui a Política de Privacidade completa

A Transmoreno atua com ética, integridade e transparência seguindo seus valores. Acompanhem algumas informações e publicações da Companhia:

Compartilhamos a certificação obtida pela JSL, bem como os compromissos assumidos em relação a conformidade dos nossos negócios. A JSL compromete-se com altos padrões éticos, transparência e integridade, proporcionando confiança e segurança aos nossos clientes e demais terceiros.

  • Selo Empresa Limpa – Instituto Ethos

  • O Selo da Empresa Limpa tem como objetivo a integridade e o trabalho contra a corrupção junto com as empresas no sentido de promover um mercado mais íntegro e ético.

    No centro dessa iniciativa está o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, que apresenta um conjunto de diretrizes e compromissos a serem adotados pelas empresas e entidades signatárias. Sendo amplamente divulgado, esse registro propõe-se como referência para uma postura ética no mercado.

    Os princípios do Pacto estão baseados na Carta de Princípios de Responsabilidade Social, na Convenção da ONU contra a Corrupção, no 10º princípio do Pacto Global e nas diretrizes da OCDE.

    Ref: http://www.empresalimpa.org.br/index.php/empresa-limpa/oprojeto

    Clique aqui e acesse a carta assinada pela JSL.

  • Signatária do Pacto Global da ONU

  • Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é um chamado para as empresas alinharem suas estratégias e operações a Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

    É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativo do mundo, com mais de 21 mil membros em mais de 70 redes locais, que abrangem 162 países.

    Ref: http://www.empresalimpa.org.br/index.php/empresa-limpa/oprojeto

    Clique aqui e acesse a carta assinada pela JSL.

Canal de Denúncia

O Canal de Denúncia funciona 24 (vinte e quatro) horas por dia e 7 (sete) dias por semana, sendo conferido ao denunciante a possibilidade de formalizar sua denúncia pelos seguintes canais de comunicação: telefone e site, todos administrados exclusivamente por empresa terceirizada. O anonimato é garantido ao denunciante de boa-fé, bem como a possibilidade do acompanhamento da tratativa da denúncia, de forma independente, por meio de número de protocolo.

0800 726 7111

contatoseguro.com.br/jsl

Ou utilize o domínio da empresa controlada para a qual quer direcionar a sua solicitação (exemplo: /jsl, /movida, /grupovamos).

É um canal gratuito destinado a sanar dúvidas e buscar orientações sobre temas relacionados ao Programa de Conformidade, Código de Conduta, Políticas Anticorrupção e outras normas internas da JSL. Está acessível ao público interno e externo, de segunda a sexta, das 8h às 17h48.

0800 726 7250

[email protected]

Ou utilize o domínio da empresa controlada para qual quer direcionar a sua solicitação (exemplo: @jsl.com.br; @movida.com.br entre outros).








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